Pular para o conteúdo principal

O retículo endoplasmático

O retículo endoplasmático é umaorganela que está relacionada com asíntese de moléculas orgânicas.Existem 2 tipos de retículo: o liso e o rugoso, que tem formas e funções diferentes.
O rugoso é associado aos ribossomos e à síntese de proteínas, enquanto o liso produz os lipídios. Os retículos são estruturas membranosascompostas de sacos achatados e localizados no citosol da célula.
Retículo Endoplasmático Liso e RugosoRepresentação do retículo endoplasmático liso e rugoso. Observe os ribossomos no rugoso e a ligação com o núcleo celular.

Retículo Endoplasmático Rugoso (RER)

O retículo endoplasmático, quando associado aos ribossomosadquire uma aparência áspera, motivo pelo qual é chamado derugoso ou granuloso. Está localizado no citoplasma, próximo aonúcleo, sendo a sua membrana uma continuação da membrana nuclear externa.

Funções do RER

A proximidade com o núcleo torna a síntese de proteínas mais eficiente, uma vez que o RER pode enviar rapidamente um sinal para o núcleo iniciar o processo de transcrição do DNA, e ainda quando há proteínas deformadas ou desdobradas (inativas), há um sinal específico para melhorar o processo, caso contrário, será sinalizado que a célula deve ser encaminhada para uma morte programada (apoptose).

Retículo Endoplasmático Liso (REL)

O Retículo endoplasmático liso não possui ribossomos ligados à sua membrana e por isso parece liso.

Funções do REL

A sua função é,basicamente, participar da produção de moléculas de lipídios, em especial fosfolipídios que irão compor a membrana das células. No entanto, dependendo do tipo de célula em que se encontra, o REL terá funções diferentes. Assim, por exemplo, ele pode estar mais envolvido na produção dos hormônios esteroides a partir do colesterol​, ou com a regulação dos níveis de cálcio no citoplasma de células musculares estriadas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lisossomos

O lisossomo é uma organela membranosa presente nas células eucariontes. Sua função é digerir substâncias para a célula, processo que ocorre graças às inúmeras enzimas digestivas que contem. Estrutura dos Lisossomos Uma célula com seus lisossomos e outras organelas. Os lisossomos são  estruturas esféricas  delimitadas pela membrana formada por uma camada lipoproteica. Essas organelas contêm muitas enzimas que lhes permite degradar um grande número de substâncias. As enzimas são  peptidases  (digerem aminoácidos), nucleases  (digerem ácidos nucleicos),  lipases  (digerem lipídios), entre outras. Como essas enzimas hidrolases funcionam em ambiente ácido, a digestão ocorre dentro dos lisossomos para não prejudicar a célula. Lisossomos Primários e Secundários No Complexo de Golgi são formadas vesículas que se soltam originando os  lisossomos primários . Esses lisossomos ficam no citoplasma até que a célula realize  endocitose  (fa...

Vitaminas

Vitaminas As vitaminas não constituem um grupo molecular específico, mas qualquer substância orgânica em quantidades suficientes às necessidades de um organismo. Formando, portanto, um grupo de substâncias heterogêneas com origens distintas. Algumas podem atuar como cofatores na ativação de reações enzimáticas, sendo muito importantes para o equilíbrio homeostático. Sua ausência acarreta deficiências irreversíveis: insuficiência cardíaca e distúrbio mental (carência de vitamina B1), distúrbios nervosos (carência de vitamina B2), raquitismo (carência de vitamina D), anemia e esterilidade (carência de vitamina E), ausência ou dificuldade de coagulação sanguínea (carência de vitamina K) e problemas de visão, xeroftalmia (carência de vitamina A). Para o bom funcionamento do corpo, prevenindo numerosas doenças, é necessário adquirir esses nutrientes por meio da alimentação. Assim, a falta de vitaminas, um estado de avitaminose, pode ser prejudicial. Como também a ingestão demasiada...